sexta-feira, 17 de junho de 2016

MIOPIA OU MÁ-FÉ? COM OS ROYALTIES, MARICÁ DEVERIA SER EXEMPLAR, MAS...


Em Agosto de 2014, um artigo provocava intensa polêmica entre os leitores e abria espaço para pensarmos melhor nossa Maricá.

Sob o título "Falta de visão...podia e devia estar muito melhor", criticávamos a sanha desenfreada do  eleitoreiro capeamento asfáltico das ruas internas do município sem qualquer preparo do solo para tal e, ainda, sem rede de captação das águas pluviais. No mesmo artigo discutíamos o porquê de não adotar o calçamento com paralelepípedos ou blocos cimentícios inter-travados como ocorre em diversas partes do mundo há séculos.

Hoje, quase dois anos mais tarde e tendo assistido outras tantas obras alinhadas com o calendário eleitoral e prioridade altamente discutível, vemos com imensa tristeza que vivenciamos os mesmos problemas de sempre - alguns bem maximizados aliás - e percebemos o quão negativas mostram-se as perspectivas a curto ou médio prazo diante das ações do delirante alcaide e sua quadrilheira legenda.

Há cerca de um ano mais ou menos, o megalômano fez publicar uma obra de ficção em que detalhava os embustes eleitoreiros paridos para ilustrar um novo conto do sonho colorido; algo comparável às peças daquele conhecido publicitário ora recolhido a um Spa presidiário.

Teleféricos, conexões hidroviárias através do complexo lagunar da cidade, um moderníssimo aeroporto internacional, malha instalada de VLT, uns tantos milhares de empregos em um terminal de petróleo - indesejado pela maioria, diga-se - e até mesmo um resort digno de Hollywood, cujo projeto jaz insepulto depois do escandaloso trem da alegria à Europa para negociar o jabá coletivo, foi contemplado na inacreditável viagem ao "maravilhoso mundo de Bob", como diria um hilário senador.

No mundo real em que se vive, entretanto, grassam os buracos naquele asfalto frio e fajuto deitado sobre o chão de terra batida, sobram as favelizações de áreas urbanas, multiplica-se o desrespeito ao zoneamento da cidade e/ou o conchavo para sua modificação, por encomenda, para benefício dos apaniguados, que já resultou na divisão de lotes residenciais unifamiliares em dois, três e até quatro partes, mas que depois uma "nobre" legislação limitou em "apenas" duas, como se isso já não fosse o suficiente para explodir qualquer planejamento urbano...

A lista é gigantesca. Até uma inédita mendicância, que Maricá desconhecia e disso orgulhava-se, passou a existir no município, além, é claro, da crescente aglomeração de drogados que se reúne regular e habitualmente na praça central sem que seja alvo de qualquer ação repressora.

Ah! Quase escapava! Agora já temos engarrafamento em nossas principais vias, a maioria fruto da brilhante mente responsável por (des)organizar o trânsito, dar novos sentidos às ruas, estruturar a rentável indústria de multas..., enfim, estabelecer um pouco de caos na outrora aprazível Maricá.

Longe de ser implicância com nomes em particular, por mais que sobrem motivos para nutri-la e faltem argumentos para defendê-los, o que motiva esse retorno ao tema é a imensa tristeza de constatar o quanto de tempo, de recursos humanos e materiais, de oportunidades e de - por que não - vocação nata de nossa cidade se perdeu sem que pudéssemos ver um real progresso.

Sim, real porquanto não  é possível ter nada sequer longinquamente próximo a progresso quando seu resultado não se traduz em melhoria da qualidade de vida da sociedade, quando não pode ser medido pelos índices universais de IDH, quando não se pode ver refletido no crescimento social da região, porque, mais uma vez é preciso repetir:
Maricá incha, mas não cresce. Só crescem nossas mazelas urbanas, nosso inconformismo com esse descaso, com essa leniência atávica das instituições e das autoridades diante de tudo, esse abandono total das prioridades e esse oportunismo político imutável que visa tão somente os próprios interêsses.

A tristeza é saber o quanto poderia ter sido feito com os royalties desde que houvesse o mínimo cuidado no uso dos recursos, houvesse planejamento criterioso, visão de cidade, de futuro, de bem-estar social, não fisiologismo político e um degradante populismo que visa manter a pobreza moral, intelectual e material sob controle para fins praticamente feudais.

Pela proximidade da Cidade do Rio de Janeiro, esse cartão postal do Brasil em que políticos de mesma laia revesam-se na sua destruição há décadas, desde a nefasta passagem do pelego gaúcho cujo nome não é digno de ser citado aqui, nossa belíssima (belezas naturais, a bem dizer) Maricá poderia e deveria assemelhar-se a uma Vinhedo, São Paulo, alcunhada de "Principado de Vinhedo", onde o cuidado e o esmêro no trato da coisa pública saltam aos olhos e fazem da cidade, igualmente a cerca de 60 quilômetros de uma gigantesca metrópole, um destino cobiçado para os mais altos executivos que ali decidem instalar suas famílias.

Será que um dia teremos um ciclo virtuoso nesse pedaço de terra tão abençoado pela natureza e tão negligenciado pelos homens?
 
Lembrem-se de cada grão de incúria, de cada pedra abandonada nos seus caminhos, de cada necessidade fundamental mal atendida (saúde, por exemplo), quando as mesmas figuras saírem da hibernação em que permanecem por mais de três anos e vierem cabular seus votos a troco de cervejas, churrascos, mentiras, tijolos e mais tantas quimeras; lembrem-se da efemeridade de tudo o que lhes dão nessa hora e pensem se o melhor não seria mudar de atitude e exigir outro comportamento de todos à sua volta...

O futuro?

Ah! Você precisa entender o quanto ele depende de suas atitudes e decisões no presente!

Pense. Pense de novo e melhor.

Seja consciente e responsável pelos seus atos, porque o futuro está mais em suas mãos do que você imagina.







Um comentário:

  1. Mais uma vez , o olhar critico e a escrita certeira do sagaz Helio Braga retrata de forma cristalina as mazelas que vivenciamos e, provavelmente ainda iremos experimentar ainda por anos e anos, ante o desgoverno e a falta de qualidade de seus edis, que a tudo assistem pacificamente e nada propõem de concreto para elaborarem uma legislação independente para gerir os festejados royalties, visando direcionar tais recursos para tudo enfim que o próprio articulista defende, de maneira impar e mais uma vez de forma brilhante. Parabéns

    ResponderExcluir